Fotografia drone: Carlos Fernandes, 2022

Em 2019, a UNESCO atribuiu à Universidade do Porto, através da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), a Cátedra “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”.

Trata-se da primeira Cátedra UNESCO atribuída à Universidade do Porto na área do Património Cultural, resultando de uma exigente avaliação por uma equipa de peritos internacionais, após candidatura submetida pela FAUP. A Cátedra tem como vertentes prioritárias de actuação o ensino e formação avançada, a investigação, a transferência de conhecimento e a cooperação internacional.

A atribuição desta Cátedra constitui um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido, ao longo de vários anos, na FAUP e no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), em prol da salvaguarda e valorização do património como um recurso e motor de desenvolvimento qualificado do território, das cidades e das paisagens.

Como o próprio nome indica, a Cátedra incidirá na gestão e conservação do património cultural, assim como nos processos de planeamento e de projeto, com o objectivo de promover uma intervenção contemporânea qualificada nos recursos patrimoniais.

“Trata-se não apenas da salvaguarda do património cultural, mas também de uma abordagem operativa na sua valorização e na construção de novos patrimónios, entendidos como vector para o desenvolvimento sustentável das cidades, das paisagens e do território”, refere a equipa de coordenação. Afirma-se, assim, o contributo da disciplina da Arquitectura como potenciadora de cooperação interdisciplinar e da integração entre salvaguarda e desenvolvimento, através de uma abordagem crítica e qualificada (no ensino, na investigação e na prática) à temática da intervenção contemporânea sobre o património construído.

Em linha com os objectivos para o desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, a Cátedra propõe-se desenvolver práticas inovadoras e sustentadas na gestão e valorização do património cultural como um recurso para o desenvolvimento.

A Cátedra tem também como objectivo apoiar a gestão e os novos processos de nomeação de sítios Património Mundial, em Portugal e internacionalmente, nomeadamente no quadro da cooperação Norte-Sul, incluindo países com património de influência portuguesa (África, Ásia, América do Sul). O projecto pretende constituir-se como uma plataforma aberta à participação, colaborativa e dinamizadora de redes de cooperação em contexto nacional e internacional (ONGs, instituições de ensino superior, organismos públicos e privados, rede de Cátedras UNESCO, entre outras).

Esta Cátedra alinha-se com a estratégia da FAUP de diversificação da oferta formativa e consolidação de uma investigação científica de excelência, enquadradas em redes de colaboração nacional e internacional. Em simultâneo, vem dar continuidade à promoção de boas práticas de intervenção no património construído, desde logo reconhecível em obras de referência dos seus mestres, actualmente perpetuada — na pedagogia e na obra — pelos seus discípulos.

Entre um vasto conjunto de iniciativas prévias, destaca-se a unidade de formação interdisciplinar ‘Património e Paisagem. Gestão, Análise, Projeto’, coordenada pela FAUP em colaboração com outras unidades orgânicas da U.Porto (FLUP, FCUP, FEUP), assim como a organização de vários encontros de investigação e disseminação pelo CEAU, em parceria com a Comissão Nacional UNESCO, o ICOMOS-Portugal, Câmaras Municipais e outras entidades públicas e privadas, em contexto nacional e internacional.

As iniciativas desenvolvidas no âmbito desta Cátedra pretendem desempenhar um contributo relevante na ligação à sociedade, reforçando o papel do património enquanto construção social e intrinsecamente ligado à identificação, valorização e reconhecimento pelas comunidades.

Cátedras UNESCO e Redes UNITWIN

Lançado em 1992, o Programa de Cátedras UNESCO UNITWIN promove a cooperação e interligação entre universidades a nível internacional, com o objetivo de reforçar as capacidades institucionais através da partilha de conhecimento e do trabalho colaborativo. A Rede UNITWIN reúne mais de 700 instituições de 114 países.

Em Portugal, existem 13 cátedras UNESCO e na Universidade do Porto, para além da nova Cátedra “Património, Cidades e Paisagens. Gestão sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto”, está a decorrer desde 2017 a Cátedra "Vida na Terra" coordenada pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da U.Porto (CIBIO-InBIO), tendo como regente Nuno Ferrand de Almeida, coordenador científico do CIBIO-InBIO.

Objetivos

A Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto” visa promover um sistema integrado de pesquisa, formação, informação e documentação nas áreas de gestão, avaliação, planeamento, conservação e projeto sustentável no âmbito do património arquitetónico, em cidades e paisagens. Assim, propõe-se fomentar a colaboração entre investigadores e professores de mérito reconhecido em Portugal ou no contexto internacional, designadamente na Europa, em África, nas regiões da Ásia e Pacífico, da América Latina e Caraíbas, bem como noutras partes do mundo.

Os objetivos específicos desta Cátedra são:

- Proporcionar educação e formação de nível graduado e pós-graduado em matérias de gestão, avaliação, planeamento, conservação e projeto sustentável no âmbito do património arquitetónico, em cidades e paisagens, bem como em temas conexos. Além disso, pretende-se capacitar estudantes, gestores de património cultural, técnicos municipais e comunidades proporcionando modelos de educação e formação participativos, inclusivos e inovadores;
- Desenvolver investigação interdisciplinar em temas da Cátedra UNESCO em conjunto com parceiros e disseminar amplamente os resultados dessa investigação;
- Fomentar debates informados, divulgar boas práticas e disseminar o conhecimento partilhado através de conferências e publicações, de modo a transformar os resultados em linhas de ação e em práticas de conservação em Património Mundial;
- Promover a implementação da Recomendação sobre a Paisagem Histórica Urbana, adotada pela UNESCO em 2011;
- Apoiar a preparação de novas candidaturas a Património Mundial, nomeadamente em Portugal;
- Cooperar ativamente com a UNESCO e com outras Cátedras UNESCO em programas e atividades relevantes.

Contactos


Tel.: +351 226 057 100