Construir no Construído
A unidade curricular propõe uma abordagem crítica à temática da intervenção no construído a vários níveis – teorias, metodologias e práticas (em contexto nacional e internacional) – com a finalidade de instruir e fundamentar o projeto arquitetónico contemporâneo.
I. No campo das teorias, pretende-se fomentar a discussão sobre a evolução dos conceitos de ‘monumento’ e ‘património’ e seus significados contemporâneos, assim como aprofundar o conhecimento sobre a história e teorias de intervenção no construído com suporte em textos e obras de autores de referência (Alberti, Stern/Valadier, Viollet-le-Duc, Ruskin, Boito, Andrade, Riegl, Giovannoni, Brandi, Rogers, Scarpa, Távora, Siza, Souto Moura, Grassi, Moneo, Chipperfield, Koolhas, entre outros).
II. No campo das metodologias, propõe-se informar, aprofundar e ilustrar o estudo sobre edifícios preexistentes com suporte no desenho e na história da arquitetura (através de exemplos) apresentando, complementarmente, as potencialidades de algumas fontes e ferramentas de levantamento, caracterização e diagnóstico (‘fotogrametria digital’, ‘arqueologia da arquitetura’, ‘história da construção’, entre outros).
III. No campo das práticas, em estreita relação com os pontos anteriores, pretende-se examinar e discutir intervenções de referência em contexto nacional e internacional, evidenciando diferentes abordagens (reabilitação, restauro, conservação, manutenção) e opções conceptuais (mimesis, analogia, contraste), considerando os seguintes aspetos: adequação do programa, princípios de relação novo-antigo, opções tectónicas e técnico-construtivas, receção crítica da obra, entre outras. Prevê-se, neste âmbito, a apresentação pontual de práticas qualificadas por convidados de reconhecido mérito, proporcionando aos estudantes o contacto com problemáticas reais e externas à Universidade.
É, assim, objetivo desta unidade curricular agregar diferentes saberes que se relacionam com a prática da intervenção no construído (em sentido lato e não especializado) através de uma perspetiva de abordagem preferencial e convergente: a cultura arquitetónica.