
‘Tectónica, Materialidade, Detalhe: práticas recentes’ com Luís Sobral (DepA), Francisco Fonseca (Pedrêz) e Fernando Cerqueira Barros
13.11.2023
·14:30
[Sala CCR0.1]
A unidade curricular integra-se na Cátedra 'Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto' atribuída pela UNESCO à FAUP.
O coletivo depA foi criado no Porto em 2009. É hoje dirigido por Carlos Azevedo, João Crisóstomo e Luís Sobral e integra uma equipa de colaboradores das áreas da arquitectura e das ciências sociais.
O depA dedica-se à investigação das práticas de arquitectura através da escuta atenta das particularidades de cada projecto. Existe um compromisso específico relativo à questão temporal das intervenções, que vai da interpretação das estruturas existentes e da herança arquitectónica até à reintegração aberta e progressista de novos sistemas espaciais.
Francisco Fonseca é arquiteto pela Universidade Técnica de Delft, na Holanda, onde investigou materiais de baixo processamento e sistemas construtivos sustentáveis (2004-2009). Em 2010 co-fundou no Porto a oficina Skrei, um colectivo de arquitetos, técnicos e artistas na área da arquitectura experimental, o que mais tarde deu lugar à oficina de arquitectura Pedrêz. Fonseca co-fundou a oficina multidisciplinar de arquitetura Pedrêz, juntamente com a designer de moda Matilde Cabral, com enfoque na exploração de materiais de construção cultiváveis e no estudo de infra-estruturas de autossuficiência. Ele é autor de construções exploratórias feitas em betão de cânhamo, blocos vegetais multicamadas, carvão vegetal, desenvolvendo suas próprias receitas, ferramentas e máquinas de forma a concretizar a investigação, em arquitetura. O seu trabalho foi apresentado em diversas instituições de ensino, museus e casas de cultura tais como a Fundação Calouste Gulbenkian, MAAT, Museu do Chiado, Royal Accademy of Arts, Swiss Architecture Museum, o Matadero em Madrid, Collumbia University e New York Center for Architecture.
Fernando Cerqueira Barros
Mestre em Arquitectura pela FAUP (2011) com a Dissertação “Construção do Território e Arquitectura na Serra da Peneda”, Menção Honrosa no I Prémio Ibérico de Investigação em Arquitectura Tradicional (2012).
Diplomado em Estudos Avançados do Património Arquitectónico (2013); é Doutorando na FAUP com investigação sobre Paisagem Rural e Património Arquitectónico na Reserva da Biosfera Gerês/Xurés.
Investigador-Colaborador no CEAU/PACT, integra a equipa da Cátedra UNESCO.
Tem desenvolvido e publicado vários estudos sobre património e arquitectura popular no Norte de Portugal e Galiza.
É autor de diversos projectos de arquitectura de intervenção em património arquitectónico.
Unidade curricular - Construir no Construído | MIArq
Docentes - Rui Fernandes Póvoas, Teresa Cunha Ferreira