
'Edifícios como tesouros: passaportes de materiais e construção circular' com Ana Rute Costa
04.12.2024
·15:30
[Pavilhão Carlos Ramos - Sala 1C]
A indústria da construção não está no bom caminho para a descarbonização até 2050 e utiliza mais recursos do que a maioria das outras indústrias. Aumentar a procura de recursos naturais e extrair continuamente matérias-primas não é sustentável. 80% dos edifícios que existirão em 2050 já estão construídos, é imperativo aproveitar ao máximo os materiais já existentes e tratá-los como tesouros. Precisamos de projetar edifícios para serem desmontados, adaptados, reparados, reabilitados, e promover a reutilização de materiais. No entanto, para que tal aconteça, devemos promover medidas essenciais à economia circular.
Nesta aula foram apresentadas recomendações para acelerar a reutilização de materiais na construção e adotar passaportes de materiais. Esta abordagem permitir-nos-á reduzir a pegada de carbono e adotar estratégias circulares.
Ana Rute Costa é professora em arquitetura sustentável e diretora da licenciatura em arquitetura na Universidade de Lancaster, no Reino Unido. Arquiteta, investigadora, e Passivhaus Designer procura criar de laços dinâmicos e troca de conhecimento entre a academia e a indústria. A sua investigação foca-se na reutilização de materiais na construção, utilização de passaportes de materiais, redução do carbono embutido e criação de economia circular. Paralelamente, é especialista em espaços educativos, com diversos projetos, consultoria e publicações desenvolvidas na área.
Unidade curricular - Construção Circular, Certificação, e Design Consciente | MIArq
Docentes – Clara Pimenta do Vale, Diego Inglez de Souza