'Lavoisier's Garden' com oitoo

20.12.2024

·

14:30

[Pavilhão Carlos Ramos Sala 1A]

oitoo é um estúdio de arquitetura que atua em vários campos, com foco em projetos residenciais de diferentes escalas e projetos de reutilização e reativação. Fundado no final de 2017, oitoo está sediado no Porto e em Lisboa e conta com diversas experiências profissionais reunidas em Londres, Lisboa, Basileia, Milão e Mendrisio, operando localmente, combinando redes e conhecimento internacional. Abraçam duas abordagens à arquitetura: por um lado, o escritório, comprometido em projetar, construir e pensar a arquitetura, trabalha com diferentes programas, usos e escalas; por outro lado, o observatório, onde ocorrem pesquisas, análises e discussões de alternativas para questões urbanas e territoriais, como lugares e edifícios subutilizados ou simplesmente esquecidos, encontrando maneiras de reativar e reutilizar esses lugares, melhorando a qualidade de vida e procurando um impacto positivo nas comunidades locais. Oitoo também combina a arquitetura e construção com atividade académica e publicações, como o livro "yellowred, on reused architecture".
Além de um conjunto de projetos residenciais e da participação constante em concursos públicos, o atelier está atualmente a desenvolver o projeto de reabilitação do Mercado de Benfica, fruto de um concurso lançado pela Lisboa Ocidental SRU - Sociedade de Reabilitação Urbana, onde foi distinguida com o primeiro prémio em junho de 2021. Está também a desenvolver o projeto de habitação acessível com 105 unidades no Bairro do Armador, Avenida Carlos Pinhão, em Lisboa, fruto de um concurso público promovido pela mesma entidade, onde obteve o primeiro prémio em novembro de 2022. Mais recentemente, conquistou o primeiro prémio no concurso para a ampliação e requalificação da Escola EB Professor Oliveira Marques, em Lisboa.

Laura Lupini (Milão, 1978) formou-se em Arquitetura pelo Politecnico di Milano e estudou na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) como aluna Erasmus. Colaborou com vários escritórios de arquitetura na Suíça, Itália e Inglaterra. Foi diretora de projetos no Atelier Claudio Silvestrin, trabalhando em Milão, Roma e Cingapura. Foi diretora fundadora do Atelier Lupini Machado em Milão de 2010 a 2017, desenvolvendo projetos em Itália e em Portugal. De 2014 a 2016, foi professora assistente no estúdio de design de reutilização do Professor Martin Boesch na Accademia di architettura em Mendrisio, Suíça. Em abril de 2017, publicou "Yellowred, on reused architecture", em coautoria com Martin Boesch e João Machado. Em setembro de 2017, o Atelier Lupini Machado fundiu-se com a oitoo, sediada no Porto e em Lisboa. Recentemente lecionou no curso de Arquitetura da Universidade do Minho, na cadeira de Design III.

João Machado (Porto, 1979) após se formar na FAUP (Porto, 2003), trabalhou com Silvia Gmür e Livio Vacchini em Basileia, Suíça. Na Accademia di Architettura de Mendrisio, lecionou no departamento de Design com os professores Bruno Reichlin, Jonathan Sergison e Martin Boesch, com quem colaborou por 11 anos. Desde 2013, é responsável pelo seu próprio Estúdio de Design na Escola Universitária SUPSI AI em Mendrisio, Suíça, onde se concentra no tema da reutilização de edifícios existentes. É coautor do livro "Yellowred, on reused architecture", publicado pela Mendrisio Academy Press em 2017. No mesmo ano, cofundou a Oitoo.

Diogo Zenha Morais (Porto, 1977) formou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Completou o seu estágio profissional com Eduardo Souto de Moura antes de se mudar para Londres, onde trabalhou com escritórios de renome como Adjaye Associates (2007-2011), Found Associates (2014-2017) e Rundell Associates (2017). Desde 2011, tem projetado e construído no Reino Unido e em Portugal como arquiteto freelancer antes de se juntar a Oitoo, sediada no Porto e em Lisboa.

Nuno Baptista Rodrigues (Portimão, 1979) licenciou-se na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Estudou na Accademia di Architettura di Mendrisio, Suíça, como aluno Erasmus (2002-2003), seguindo-se um estágio profissional com Peter Zumthor em Haldenstein, Suíça. Trabalhou com Silvia Gmür em Basileia (2004-2005) antes de regressar a Portugal e juntar-se à PROMONTORIO em 2006, onde trabalhou durante 13 anos antes de se juntar a Oitoo.



Unidade curricular - Construir no Construído | MIArq
Docentes – Teresa Cunha FerreiraPedro Murilo Freitas