DINAMO
O projeto DINAMO (Protocolo para a proteção dinâmica do património cultural através da inovação social e do estudo das ameaças. Aplicação ao centro histórico de Sevilha) foi financiado pela convocatória competitiva de bolsas destinadas às Universidades Públicas Andaluzas para o desenvolvimento de projetos de investigação em áreas sob responsabilidade da Secretaria-Geral da Habitação do Governo Regional da Andaluzia.
O objetivo do DINAMO é conceber um protocolo inovador para a elaboração e revisão de Planos Especiais de Proteção (PEP) em áreas patrimoniais situadas em centros históricos, baseado na Recomendação sobre a Paisagem Urbana Histórica (HUL). Este protocolo assenta na participação da comunidade na avaliação patrimonial e na identificação de ameaças atuais e emergentes, considerando as necessidades económicas, ambientais e culturais da sociedade. Pretende-se contribuir, através da inovação social, para uma gestão do património que seja sustentável, inclusiva e alinhada com o estado atual do conhecimento.
O desenvolvimento deste projeto é possível graças à constituição de uma equipa composta por especialistas em arquitetura/urbanismo, arqueologia, antropologia, geografia, biologia e conservação. Esta combinação de competências, aliada à participação cidadã, garantirá a criação de um protocolo aplicável a qualquer sítio patrimonial em risco.