WellBEH Well-Balanced Energy Housing Reasoning Method towards interventions crossing Heritage, Efficiency and Comfort

-
Ano de Início
2025
-
Duração
18 meses
-
Investigador responsável
Luciana Rocha
-
Co-Investigador Responsável
Rui Fernandes Póvoas
-
Entidade(s) Financiadora(s)
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
-
Valor Financiado
49.986,40 €
-
Referência de Projeto
2023.11189.PEX
-
Instituição(ões) Proponente(s)
Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto
-
Instituições Colaboradoras
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - Instituto de Sociologia (FLUP/IS)
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa (IST-UL/CITUA)
Università della Svizzera italiana – Accademia de architettura (USI)
O projeto WellBEH propõe o desenvolvimento de um método de reflexão original denominado ReCARe pela respetiva aplicação a casos práticos para a conceção integrada de um diagnóstico e plano de intervenção assente na articulação desafiante de três pilares: preservação do património habitacional; melhoria da eficiência energética; e valorização do conforto dos habitantes.
WellBEH entende as práticas de intervenção como o resultado de um exercício integrado, cruzando valores históricos e arquitetónicos, estratégias bioclimáticas e processos participativos, no qual a Arquitetura e a Investigação - através do Projeto - desempenham um papel fundamental. Este projeto de investigação assenta num raciocínio articulado sobre o construído enquanto processo para a tomada de decisão no contexto da preservação do Património arquitetónico em equilíbrio com as atuais necessidades ambientais e sociais, considerando também os usos dos espaços e o respetivo impacto nos consumos de energia para a valorização do conforto dos habitantes.
A intervenção na arquitetura Moderna é um processo urgente e complexo, tanto pela necessária resposta a desafios societais contemporâneos (e.g.adaptação climática e bem-estar), como pela profunda conexão com os valores culturais e patrimoniais deste legado. Neste universo merecem especial cuidado os conjuntos habitacionais comuns com características distintas e um enorme potencial para a adaptação e melhoria da eficiência e conforto. Estes edifícios constituem uma parte significativa do tecido urbano e cultural, mas são frequentemente negligenciados em políticas de intervenção. A gestão da preservação deste património com soluções energeticamente sustentáveis constitui um desafio premente e fundamental para garantir a continuidade e o valor destes conjuntos em simultâneo com o bem-estar e o conforto dos habitantes.
O projeto reúne uma equipa de arquitetos, engenheiros e sociólogos, com distintas experiências e percursos profissionais e consultores internacionais com currículo de relevo nas áreas disciplinares do projeto. WellBEH também fomenta uma maior cooperação entre a academia, a indústria e a sociedade na implementação de novas abordagens ao património construído.
O WellBEH resulta do conhecimento construído com a investigação ‘Projecto e Intervenção entre Forma e Função’ [CEEC/INST/00162/2018] na análise da relação entre estratégias de intervenção e medidas de sustentabilidade energética. O WellBEH irá ainda trabalhar em ligação com as atividades desenvolvidas pelo Comité Internacional de Especialistas em Tecnologia da Docomomo e Docomomo Portugal.
+Info: https://ceau.arq.up.pt/pt/research/projects/habitacao-com-bom-equilibrio-energetico
e em: https://sciproj.ptcris.pt/176315PRJ
-
Equipa
Luciana Rocha (Investigadora responsável - CEAU/FAUP, Portugal)
Rui Fernandes Póvoas (Co-Investigador Responsável - CEAU/FAUP, Portugal)
Ana Tostões (CITUA/IST-UL, Portugal)
Ana Sofia Guimarães (FEUP, Portugal)
Azar Mohammadpanah (CEAU/FAUP, Portugal)
Eliseu Gonçalves (CEAU/FAUP, Portugal)
Gisela Lameira (CEAU/FAUP, Portugal)
Giuseppe Galbiati (USI, Suíça)
José Virgílio Borges Pereira (IS/FLUP, Portugal)
Pedro Varela (CEAU/FAUP, Portugal)
Marco Reschetti (Bolseiro de Investigação - FAUP, Portugal)