David Ordóñez-Castañon

Membro Colaborador (CEAU-FAUP)

Ciência Vitae

ORCID

David Ordóñez Castañón é arquiteto (Universidade de Valladolid, 2015), mestre em Conservação e Gestão do Património Construído (Universidade do País Basco UPV/EHU, 2016) e Doutor Internacional (UPV/EHU, 2022). Atualmente, é investigador pós-doutorado na Universidade de Sevilha (bolsa de contrato “Juan de la Cierva”). Anteriormente, foi investigador pós-doutorado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), sendo membro do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) e da Cátedra UNESCO “Património, Cidades e Paisagens”.

A sua tese de doutoramento aprofunda os princípios de projeto de Fernando Távora na renovação da arquitetura tradicional. Os seus interesses de investigação estendem-se à reutilização adaptativa, ao projeto patrimonial, à história da arquitetura e às construções vernaculares. Esta atividade tem sido divulgada através de revistas científicas, livros e conferências internacionais.

Possui experiência docente e profissional em levantamento arquitetónico, diagnóstico e análise construtiva. Está também envolvido na divulgação e sensibilização para a conservação do património através de estudos locais e participação ativa em associações cívicas.