FAUP coordena candidatura de obras de Álvaro Siza a Património Mundial

News

·

21.03.2023

A FAUP está a coordenar, desde 2021, os trabalhos conducentes à candidatura para a inscrição de um conjunto de obras de Álvaro Siza na Lista do Património Mundial da Unesco. João Pedro Xavier, Diretor da FAUP, é o responsável pela submissão da candidatura, sendo Teresa Cunha Ferreira a coordenadora executiva no âmbito da Cátedra Unesco 'Património Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto'. O grupo de trabalho da Comissão Nacional da Unesco que avaliará a candidatura é presidido pelo Embaixador José Filipe Morais Cabral, que preside, também, à Comissão.

São parceiros da candidatura a Universidade do Porto, a Universidade de Lisboa, a Câmara Municipal do Porto, a Câmara Municipal de Matosinhos, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal do Marco de Canavezes, a Câmara Municipal de Caminha e a Fundação de Serralves.

A equipa de trabalho integra os docentes e investigadores Ana Tostões, Carlos Machado, José Miguel Rodrigues, Rui Fernandes Póvoas, Tiago Trindade Cruz, Pedro Murillo Freitas, entre outros doutorandos e investigadores da FAUP e Cátedra UNESCO; e os consultores Bénédicte Gandini, Jörg Haspel, Špela Spanžel, Mariana Correia, Soraya Genin, Nuno Ribeiro Lopes, José Aguiar, Xavier Romão, Isabel Breda Vásquez, Isabel Coimbra.

Da candidatura 'Obras de Arquitetura de Álvaro Siza em Portugal' fazem parte, a par da FAUP, os projetos para a Piscina das Marés, Casa de Chá da Boa Nova, Museu de Serralves, Pavilhão de Portugal em Lisboa, Bairro da Bouça, Igreja do Marco de Canavezes e Casa Alves Costa em Caminha.

A 15 de janeiro deste ano decorreu a primeira submissão da candidatura, que obteve parecer favorável. A submissão final será efetuada por cerca de 200 peritos e acontecerá até 10 de abril. Até lá, decorrem várias reuniões de trabalho com os diversos parceiros.

Mais informações: unesco.org

Fonte: FAUP | Comunicação e Imagem