Salvaguarda, Comunicação e Mediação Digital do Património Cultural, está disponível online

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08.05.2025

Nos últimos anos temos assistido a uma expansão significativa das potencialidades do digital aplicadas à comunicação e mediação do Património Cultural. Na linha das diretrizes internacionais, como os Princípios de Sevilha (2011), a Carta de Londres (2014) e, mais recentemente, a Carta de Porto Santo (2021), procura-se, através deste conjunto de textos, estimular uma abordagem multidisciplinar, que congregue áreas como Arqueologia, Arquitetura, História e História da Arte, Museologia, Estudos do Património, Desenho Digital, Arquivística e Inteligência Artificial. Tal como enunciado na Carta de Porto Santo, os «territórios digitais» podem constituir «um espaço aberto de interação, apropriação e promoção da democracia cultural, até do ponto de vista da criação», bem como um meio de estabelecer a conexão entre as instituições e os cidadãos enquanto membros de uma comunidade. Estas ferramentas devem, por isso, ser dirigidas às pessoas e envolvê-las ativamente nas políticas culturais do património que lhes pertence e do qual fazem parte integrante. É nosso intento, neste sentido, promover a necessária discussão crítica sobre o caráter multidisciplinar destes «territórios digitais» que envolvem tecnologia e criação de conhecimento, com vista a uma melhor comunicação e, consequentemente, ao usufruto de meios pensados «para o exercício da democracia cultural» (Carta de Porto Santo 2021), às escalas local, nacional e internacional. Os dezessete estudos apresentados nesta obra, demonstram como, em vários contextos geográficos, cronológicos e institucionais, se tem procurado desenvolver «territórios digitais» para diversos fins, relacionados com a interpretação, comunicação e mediação do Património Cultural.

Este trabalho foi elaborado no quadro das atividades do grupo de investigação «Património Material e Imaterial» e é financiado por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UIDB/04059/2020.

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